quinta-feira, outubro 14, 2010

Saudosa Maloca, Saudoso Sambão!

Hoje é um daqueles dias em que a nostalgia toma conta da gente. Na hora do jantar, liguei a televisão e no canal TV Cultura estava passando um programa do Rolando Boldrin "Sr Brasil". Logo me veio os tempos de criança quando eu assistia com meu pai o Som Brasil, o programa é o mesmo, só muda o nome, até mesmo a música de abertura é igual, demais! Resolvo não trocar o canal e espiar um pouquinho do programa, tratava-se de uma homenagem aos 100 anos de Adoniran Barbosa, dai parei de vez e fiquei ouvindo, vendo e curtindo as músicas deste espetacular compositor brasileiro.
Alguns de vocês até podem se perguntar: mas o que essa mulher quer com Adorniran Barbosa? quem é esse cara? Se a homenagem é de 100 anos, quantos anos ela tem?

Gente, a maioria conhece as músicas mas não sabem de quem é. Quem nunca ouviu falar do "trem das 11", "Iracema", "Saudosa Maloca". Tá tenho que admitir que a geração Restart não deve nem saber o que é Maloca, mas tenho esperanças de que a maioria do povo brasileiro já ouviu alguma música dele, mesmo que seja na casa do avô.

Eu fui criada ouvindo samba, samba de raiz, meu pai e seus amigos se reuniam aos sábados para um churrasco, que ia do meio dia até a madrugada. Por coincidência os amigos de meu pai, assim como ele, só tinham filhas mulheres, então era uma bagunça de meninas para tudo que é lado. Nós adorávamos ficar no meio deles e da cantoria, volta e meia sobrava uma mala-caixeta (tamburim), um chocalho, ou uma caixa de fósforos e nos metíamos a tocar e cantar com eles. As músicas de Adoniran Barbosa estavam sempre no repertório juntamente com outros clássicos da nossa música popular, sertaneja e samba. Crescemos gostando disto, valorizando a boa música, valorizando os artistas brasileiros, foi uma grande escola.

Ouvir estas músicas na noite de hoje resgatou-me um sentimento perdido, dar valores à minimas coisas, como um chocalho feito de latas com grãos de arroz dele, nos sentíamos importantes ao cantar com eles, nos sentíamos parte daquela festa, éramos felizes e continuamos sendo pois tivemos atenção carinho e cumplicidade de nossos pais, que mesmo nas horas de lazer nos mantinham por perto.




Esta foto é do início dos anos 90, já éramos mocinhas mas continuávamos participando dos sambões, era assim que chamávamos "sambão". Reparem nos chocalhos feitos com lata de Jimo, hehehe, que saudade!
Da esquerda para a direita somos: Cibele (minha mana do meio), Luciana, Renata (que está com Deus agora), eu na mala-caixeta, não estão na foto, Monique (nossa irmã mais nova) e Milena (irmã da Renata). Era muito divertido! Eu amava cantar Saudosa Maloca, ainda canto as vezes, mas no chuveiro porque ninguém merece ouvir meus devaneios....hehehehe


Ps.: Vamos combinar que estou melhor agora né, meu Deus!

Um comentário:

  1. Oi saudade tbm pode ser uma coisa boa né?
    te vi na UBF e vim te seguir.
    Me visite tbm?
    Bjus
    www.claudilicearagao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...