segunda-feira, julho 05, 2010

A Importância Ecológica das Bacterias


 


As bactérias são seres vivos que possuem grande importância ecológica. Dentre estas podemos citar o seu papel como decompositora na cadeia alimentar e a sua atuação no ciclo do nitrogênio.
Como decompositora as bactérias são de extrema importância, elas estão no último grau da cadeia alimentar pois fecham o ciclo processando restos de animais, vegetais e também das suas secreções. Ao degradarem a manteria orgânica, as bactérias auxiliam na degradação de moléculas já mortas, tais moléculas poderão ser reaproveitadas por outros seres para recompilar a natureza, como no caso da fermentação. Tais bactérias são heterótrofas, ou seja retiram o alimento de fonte externa (matéria morta, animais ou plantas) diferente das autótrofas que são capazes de produzir o seu próprio alimento.
Outro importante papel das bactérias é a sua colaboração para o bom andamento do ciclo de nitrogênio na natureza. Quando morrem as bactérias liberam o nitrogênio para o ambiente sobre forma de amônia, este nitrogênio fora retirado das células e processado pelas bactérias existentes no solo. Esta amônia pode ser utilizada por plantas ou por outras bactérias que a transformam em nitrato, forma de nitrogênio melhor assimilado pelas plantas. Ainda existem algumas bactérias que podem fixar-se a raízes de plantas processando o nitrogênio para a hospedaria e recebendo em troca nutrientes.
   Geralmente associadas a doenças as bactérias são mal vistas pelos seres humanos, mas não podemos deixar de levar em conta os grandes benefícios que elas trazem e enfatizar as sua real importância na natureza.


10 comentários:

  1. O reino monera tem grande impotância que pena que elas coitadas muitas vezes são reconhecidas com vilãs .

    ResponderExcluir
  2. Tanbm acho isso esse vc deveria atualizalo por favor e tão bom você não usa::..

    ResponderExcluir
  3. quem quer me dar o cu?

    ResponderExcluir
  4. Porque as bactérias são importantes ecologicamente?

    ResponderExcluir
  5. Porque as bactérias são importantes ecologicamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o texto, maconheira do caralho !!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...