domingo, fevereiro 22, 2009

Olhando Para o Passado

No livro “O Mundo de Sofia” de Jostein Gaarden, um pai explica para sua filha Hilde ,de quinze anos, porque estamos olhando para o passado.
.......
__Quando observamos o universo, na verdade estamos olhando para o passado. E não nos resta outra saída. Nunca sabemos como o universo está agora. Quando estamos olhando para uma estrela lá no alto, a milhares de anos-luz da terra, na verdade estamos viajando rumo a um passado que está a milhares de anos na historia do universo.
__Isto é uma coisa absolutamente inimaginável.
__Mas tudo o que vemos chega aos nossos olhos como ondas luminosas. E essas ondas levam certo tempo para atravessar o espaço e chegar até nós. Podemos comparar isso com o trovão. sempre ouvimos o trovão algum tempo depois de termos visto o relâmpago. E isto se explica porque as ondas sonoras são mais lentas que as ondas luminosas. Quando ouço um trovão, na verdade estou ouvindo um ruído de algo que aconteceu a pouco tempo atrás. O mesmo ocorre com as estrelas. Quando olho para uma estrela lá no céu, que está a milhares de anos-luz da Terra, na verdade estou “vendo o trovão” de algo que aconteceu no passado, neste caso a milhares de anos.
__Entendo
__Mas até agora só falamos de nossa própria galáxia. Os astrônomos acreditam que haja cerca de cem bilhões de galáxias no universo, e em cada uma destas galáxias, por sua vez, existem centenas de bilhões de estrelas. A galáxia mais próxima da Via Láctea é a nebulosa de Andrômeda , que está a dois bilhões de anos;luz de nossa galáxia, o que significa dizer que a luz proveniente desta galáxia leva dois bilhões de anos para chegar até nós. Isto, por sua vez, também significa dizer que, quando vemos a nebulosa de Andrômeda lá no céu, na verdade estamos vendo o passado dela, tal como era a dois milhões de anos. Se um observador inteligente em algum ponto desta galáxia, um garotinho, por exemplo, apontar seu telescópio para a Terra, ele não poderá nos ver. Na melhor das hipóteses ele Vera alguns dos primeiros seres humanos, cujo cérebro ainda era muito pouco desenvolvido.
__Chocante....



Resolvi colocar parte deste dialogo do livro, que é quase um monologo, pois achei muito interessante os exemplos que o pai de Hilde usou para explica-la sobre a questão. Quando estava pensando no que escrever para um trabalho da minha Licenciatura em Fisica, lembrei ter lido em algum lugar um exemplo interessante. Puxei pela memória e lembrei do livro O Mundo de Sofia, que li a alguns anos, puxei o livro da estante e fui procurar, tive bastante trabalho pois este dialogo estava no ......... capitulo do livro. Não vou dizer o capitulo, pois recomendo a todos os que ainda não o leram que leiam, é muito bom.
Lenise.

Referencias:
Best Seller: O Mundo de Sofia (Romance da historia da filosofia)
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Cia. Das Letras

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...